top of page

Viagem em Bruxelas

Nós alugamos um Airbnb e passamos 1 mês em Bruxelas. Resolvi resumir algumas coisas importantes que aprendemos nessa estadia!


1) Ônibus e trem na cidade

Pra usar o transporte público tudo que você precisa é de um cartão de crédito/débito que funcione por aproximação. É só entrar e pagar na maquininha, não tem cobrador.

Em julho de 2022 a passagem custou 2,10 euros e quando você usa mais vezes no mesmo dia, o valor máximo cobrado é de 7,50. (Pra não te assustar: qdo vc passa o cartão pela primeira vez já cobra 7,50 na sua fatura. Mas se vc não andar mais de 3 vezes no bus, a cobrança será corrigida em alguns dias).

➡️Baixe o aplicativo de transporte público de Bruxelas! É tudo bem explicadinho:

2) Duo ticket para viagens de trem

Se estiver viajando acompanhado compre o Duo ticket, assim você paga mais barato! E se for fazer uma viagem de ida e volta no mesmo dia, basta comprar só a passagem de ida que ela já vale pra volta também! Isso vale pros trens intercidades e também para o aeroporto .

Por exemplo: fomos e voltamos pra Antuérpia no mesmo dia usando apenas 1 duo ticket.


3) Estilo de vida Belga

Os belgas sabem aproveitar bem a vida! Não à toa estão sendo os pioneiros na jornada de 4 dias de trabalho.

Percebemos que muitas coisas não abrem no domingo e também na segunda feira. Além disso os supermercados fecham cedo (20h), e cada loja tem um dia de folga diferente.


4) Aproveite a área turística sem preocupação de preços abusivos

Os preços de restaurantes em área turística não são muito mais caros. Percebemos que em relação aos restaurantes próximos ao nosso apartamento, que era em Ixelles, os preços se mantiveram próximos!

Então ande na parte turística da Grand Place, vá ao Mannekin Pis e coma onde achar mais simpático sem ser abusado! (Menos a parte de chocolates que é bem mais barata nos mercados).

Nós almoçamos em uma cervejaria bem simpática: Casco. Comemos um chilli beans por 12 euros.

Alguns preços:

  • Waffle inicia em 3 euros - básico sem coberturas (prefiro assim).

  • Cervejas em torno de 3-4 euros.

5) Cafés não são cafeterias!

Não se engane com os Cafés! Eles não são como as cafeterias brasileiras. Todos servem café mas também vendem bebida alcoólica. Então eu acho que o café na verdade é um bar que também vende café!


6) Cidades que visitamos

Nossa hospedagem foi em Bruxelas mas conhecemos 4 cidades Belgas: Antuérpia, Ghent, Bruges e Liège. Todas ficam a uma distância de quase 1h em uma viagem de trem.


As 3 primeiras são cidades lindas e que recomendamos a visita, mas Liège só indico para quem realmente é fã de Waffle! Nós só fomos lá porque somos loucos por Waffle de Liège e queríamos experimentar um autêntico (o melhor que comemos foi o do Pollux, em frente à Igreja de Saint Paul).


7) Gastos

Como ficamos bastante tempo, fizemos bastante refeições em casa. Aproveitamos o preço barato dos vinhos e queijos no mercado!

  • Aqui os vinhos bons custam a partir de 3,5 euros e os queijos são muito baratos também.

  • Café e capuccino na rua são caros, sempre em torno de 3 euros.

  • Dito isto, considerando pra 2 pessoas (transporte+comida+compras), gastamos uma média de 80 euros/dia.

8) Rapidinhas

  • Andar a pé é um paraíso. Todos param pra você atravessar a rua na faixa, pedestre é tipo Rei por aqui!

  • Os bares que não vendem comida aceitam que você leve comida de outro lugar, o contrário também funciona.

  • Eles são doidos por batata frita. Na maior parte dos bares tem placas escrito: aceitamos suas batatas fritas (vide informação acima 🤞).

  • Na maior parte das nossas viagens de trens e ônibus não houve conferência das nossas passagens - povo educado demais pra roubar!

  • Viemos no verão, então pegamos longos dias de sol. O por do sol é só as 23h!

  • A cerveja Belga Jupiler é sempre a mais barata.

  • Waffles vem sempre muito quentes - cuidado pra não queimar a boca. E por esse motivo recomendo comê-lo puro, pedi com chantilly uma vez e derreteu tudinho, uma bagunça.

  • As línguas oficiais são Francês e Holandês! Nas áreas turísticas falam inglês também, mas é legal dar uma estudada básica para ler placas e cardápios.

  • Cardápios sempre tem dois preços: um valor pra comer no local e outro pra levar. Pra levar sempre é mais barato!



Comments


bottom of page